CLUBES

Como formar um clube federado na FPB e que passos são necessários para o concretizar

Primeira Etapa 
Fazer uma busca pela área de residência e nas Associações locais por um clube ou escola que tenha uma secção de Badminton. As que existem estão publicadas neste blog.

Segunda Etapa
Nessa busca, analisar os praticantes que também querem participar nesse projecto.
Determinar o perfil e ambição desses praticantes que procuram também soluções, e começar a desenhar as carências existentes no local, que impeçam o nascimento dessas estruturas.

Terceira Etapa
A Associação estará disponível para apoiar e ajudar na criação de uma estrutura desportiva, assim como aconselhar na forma de criar o clube e que tipo de programa será o mais adequado para orientar a equipa.
Utilizar como rascunho estatutos tipo, regulamentos, plano de actividades e planos de contabilidade.

Quarta Etapa
Para iniciar o processo é preciso:
Um ou mais Pavilhões para assegurar dois ou mais treinos semanais com custos baixos, se não se conseguir algum apoio local ou escolar. A parceria com Escolas pode permitir a criação de protocolos de cooperação com o Desporto Escolar, que acaba por garantir a utilização do pavilhão escolar sem custos para o clube.
Os clubes desportivos podem assumir a modalidade e apoiar esse projecto. Mais uma vez esse apoio deverá incluir o pavilhão e campos de badminton marcados no pavimento de forma permanente.

Quinta etapa
Se a secção de Badminton ficar num clube desportivo, o clube dará o nome, pavilhão e os estatutos ou regulamentos internos de conduta.
Se fôr realizar um clube de forma particular, para assegurar uma organização com plenos direitos, será necessário a criação e registo do nome do clube, baseado nos estatutos e no regulamento interno definidos em reunião. Desta forma poderá dar o passo de registo em notário do clube, e iníciar a actividade do clube nas finanças, com número de contribuinte e gestão sem fins lucrativos.
A inscrição dos corpos directivos na Segurança Social também é necessário.
Esta forma jurídica impõe a inexistência de distribuição de dividendos pelos associados e uma movimentação de dinheiro limitada.

Sexta Etapa
Estabelecer o plano de actividades da época, que seja atractivo, e possibilite o enquadramento das ambições individuais dos praticantes.
Poderá ser dirigido para o plano de competições da Federação, ou da Associação local, ou simplesmente para praticar desporto em regime de manutenção.
Ter atenção aos custos associados ao plano, para que este seja assumido no inicio da época e cumprido até ao final, para evitar desvios ou contratempos durante a sua execução.
Deverá ser por isso criado uma previsão de despesas e de receitas equilibrada com a realidade que tiverem. Todos os proveitos extraordinários serão bem vindos não causando embaraços nem desilusões ao grupo. O contrário será muito mais dramático e causador de desmotivações.

Sétima Etapa
Informar os associados das competições existentes na época e quais os que afectarão o plano de actividades do clube.
Calendário da época da FPB, ABN, Desporto escolar, TD…

Oitava Etapa
De acordo com o nível que os atletas adquirem no clube, propor um plano de participações em competições ou em eventos cativante e que combata a saturação dos treinos rotineiros semanais. Degrau a degrau poder-se-á criar um ambiente mais ou menos ambicioso, mas sobretudo sem grandes conflitos nem passos maiores do que as pernas.

Nona Etapa
Se o clube tem as etapas anteriores já organizadas e estabilizadas, poder-se-á pensar em projectar o caminho futuro deste, com o conhecimento entretanto adquirido pelos associados acerca da modalidade e a sua maneira de se organizarem.
Esse projecto deverá envolver projectos que sejam rentáveis para o clube, tais como a organização de eventos, campos de férias juvenis de captação de novos praticantes e torneios onde a taxa de inscrição e patrocínios reverterão para o clube.

Derradeira Etapa
Não esquecer o verdadeiro objectivo do clube, para qual foi formado!
Gozar, ter sucesso e ter alegrias com o Badminton! Sempre!...


Sem comentários:

Enviar um comentário