O Badminton, sendo uma modalidade desportiva olímpica, tem um agente regulador nacional que é a Federação Portuguesa de Badminton.
Este órgão tem como função, regular as competições nacionais, regular os atletas e os clubes envolvidos neste desporto.
Na organização dos atletas, criaram-se regulamentos para delimitar os escalões etários, e classificações dos jogadores pelos resultados obtidos nas competições nacionais e internacionais. Esta solução permite equilibrar mais as competições, de forma que se evitem jogos muito desnivelados ou com jogadores de idades muito diferentes, o que se tornaria por vezes injusto.
Os escalões atribuídos são para idades abaixo de 20 anos:
Sub-11,
Sub-13,
Sub-15,
Sub-17,
Sub-19
Para as idades acima e iguais a 20 anos, estabeleceram-se os escalões seguintes por níveis de experiência:
Sénior D
Sénior C
Sénior B
Sénior Elite
Para idades superiores a 35 anos teremos os escalões seguintes organizados somente por idades:
Veterano A
Veterano B
Veterano C e D
Todos estes escalões envolvem atletas com mais ou menos experiência adquirida nos clubes, através de treinos regulares.
Qualquer novo atleta, que queira entrar nestas competições oficiais, deverá preparar-se um pouco, treinando num clube que conheça os detalhes desta modalidade.
Se a idade for correspondente a não sénior pode enveredar por várias alternativas escolares, antes de entrar nas competições oficiais. Se for um atleta sénior, terá de ingressar na categoria D que está vocacionada para essa iniciação na competição.
As iniciativas escolares, podem ser o Desporto Escolar, que tem um calendário próprio, e paralelamente poderão também participar nos Torneios de Divulgação da FPB, onde se convidam mesmo os estreantes a disputarem estes torneios, de âmbito regional. Estas jornadas servem sobretudo para conhecer outros clubes e motivar jovens atletas.
Os seniores estão divididos em 4 categorias, para evitar uma mistura de atletas com níveis técnicos muito diferentes, começando na Categoria D, C, B e Elites.
A categoria de Elites é o escalão máximo, onde competem os melhores jogadores nacionais, nalguns casos envolvidos na alta competição e com o objectivo de participarem nos próximos Jogos Olímpicos.
Sendo este, um dos desportos mais praticados no planeta, senão o maior, termos atletas classificados entre os 100 primeiros mundiais é uma conquista enorme
Espero que esta breve explicação da organização desta modalidade, o convença a vir experimentar, e a deixar-se seduzir, por este jogo divertido e muito exigente fisicamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário